quinta-feira, novembro 02, 2006

BEM VINDO A UM MUNDO NOVO!

Nesta sexta, 03 de novembro, um novo espaço para a arte e a cultura abre suas portas em Belém. O Espaço Cuíra inaugura sua sede na Primeiro de Março, esquina com Riachuelo, há poucos passos da Praça da República. Com o andamento do projeto, que contou, pasmem, com o apoio do empresariado local para a sua concretização, não houve como o Cuíra preparar um espetáculo de estréia. As honras ficaram por conta do Gruta, que apresenta sua mais nova produção, A Peleja dos Soca-socas João Cupu e Zé Bacu, texto de Aílson Braga, que utiliza o universo brinquedos de miriti - tradicionais em nossa região, comuns sobretudo na quadra nazarena -, para contar mais uma de suas histórias. Como ainda não tive a oportunidade de assistir ao espetáculo, fica pra depois minhas considerações e as devidas apresentações.
O que me leva a escrever agora é o fato singular dessa inauguração. Pode parecer até irônico da minha parte, mas não há nenhuma ironia no meu tom de falar. Existe na realidade uma grande alegria! Soube da aquisição do prédio, da busca de apoio, do início dos trabalhos, da montagem do Gruta, do atraso na estréia-inauguração (que deveria ter ocorrido no dia 20 de outubro), mas tudo de longe. Passava em frente, via a movimentação, a pintura da fachada, mais nada. Agora o Espaço Cuíra é uma realidade.
Em entrevista recente ao SBT Belém, o Cláudio Barros, integrante do Cuíra, explicou sobre o processo, convencimento dos empresários, que perceberam a importância do investimento (desculpem, é inevitável: !!!), sobretudo porque além do seu caráter cultural e artístico, abrindo vagas para que os demais grupos de teatro possam ensaiar e apresentar suas montagens, existe ainda o aspecto cultural, oferecendo oficinas e oportunidades para a sociedade. O local, é sabido, fica numa zona de prostituição. Qualquer um que passe por lá percebe isso. Tanto que um dos primeiros comentários que ouvi e compartilhei é de que o público do Cuíra não gostaria muito de freqüentar o espaço. Calma! Quando digo público do Cuíra, não falo do expectador regular de teatro, mas de uma platéia mais seleta que, venhamos e convenhamos, o Cuíra tem. Nem sei se isso é ruim. Também não estou afirmando que o grupo seja elitista, ou coisa e tal, apenas estou citando um fato! Voltando: a proposta é ofecerecer às prostitutas (os) e seus familiares atividades relacionadas ao fazer teatral. Isso é algo realmente maravilhoso!
Maravilhoso porque os grupos de teatro de uma maneira geral parecem herméticos, produzindo suas peças e apresentando-as quando e onde Deus der bom tempo. E só! Vemos entidades como o Curro Velho e Casa da Linguagem agindo diretamente com o povo, ensinando ofícios, praticando arte, semeando novos parceiros dessa nossa combalida atividade. Muitos desses trabalhos são oferecidos pelas pessoas mesmas que formam os tantos grupos de teatro da cidade, mas agem em nome próprio, não de suas agremiações. Um pouco é por falta de espaço próprio. Outro tanto é falta de boa vontade mesmo! Imagina se cada grupo tivesse sua sede, ou que utilizasse um espaço de forma sistematizada, produzindo novos espetáculos e retornando ao público não apenas este resultado, mas formando consciências, opiniões, desenvolvendo o hábito saudável e imprescindível da leitura, da discussão saudável, da filosofia, do embate lúcido de idéias, da geração de novos conceitos, gerando, parindo e criando mais e muita Arte? Que haveria se a música, o teatro, a pintura, a dança, a escrita, a oratória, a poesia substituissem o ócio e a inércia abjetos que campeiam esta minha amada e adormecida cidade? Que rendimentos nas escolas! Que afastamentos de situações de risco! Que novas idéias e cidadãos!
O Espaço Cuíra é apenas uma semente. A árvore produzirá frutos conforme a semeadura. A colheita, obrigatória, pode tardar, mas é inevitável. Que seja farta. Que seja doce. E indefinida!

SERVIÇO

A Peleja dos Soca-socas João Cupu e Zé Bacu
com Grupo Gruta de Teatro
Texto de Aílson Braga
Direção de Henrique da Paz
Espaço Cuíra - Tv Primeiro de Março, esquina com Tv. Riachuelo
03, 04, 05, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de novembro de 2006, sempre às 21 horas.
Ingressos a R$ 10,00 com meia entrada para estudantes.

Nenhum comentário: