terça-feira, novembro 28, 2006

É NAZARÉ LÁ NA PORTA DA SÉ!

Lá´uval a Santinha! Esperada por tantos. Adorada por todos. Navegando sua berlinda num mar de gente. Essa Maria em particular, trovadora, risonha, olhos arregalados em azul. No manto dourado o símbolo de um dos grupos mais criativos e importantes do teatro em Belém – o Gruta –, a cobiça dos personagens-título e a escrita de Aílson Braga, que fez de um dos elementos-símbolo do Círio de Nazaré o mote para A Peleja dos Soca-socas João Cupu e Zé Bacu.
Apresentado no espaço Cuíra – inaugurado com esse espetáculo (VER Bem-vindo a um mundo novo) – o texto de Aílson parte da tradição dos bonecos de miriti, que de suas girândolas colorem e festejam a festa maior do povo paraense, para falar de gente. Da gente!
João Cupu e Zé Bacu são dois bonecos de miriti, soca-socas, aqueles que ficam pilando alguma coisa, sentados de frente um pro outro, movendo-se por uma cordinha, que têm desejos bem distintos: enquanto um sonha com grandeza, riqueza, morar na Capital, o outro se contenta no seu fado eterno de socar o vazio. A aparição de Nossa Senhora de Nazaré ricamente vestida no seu manto se torna para o ambicioso João Cupu a chance de realizar todos os seus sonhos, grandes demais para caber nas várzeas de Abaeté. Julgando que enganam a santa, chegam a Belém e se vêem entre maravilhados e assustados com tanta gente, acabando separados, cada um conforme as suas obras, descobrindo enfim que é preciso muito pouco pra ser feliz e que dentre muitas coisas, a amizade é um tesouro inestimável, sempre ao alcance da mão, sempre substimado!
Na encenação simples e bela de Henrique da Paz, usando tanto os recursos do teatro de atores, quanto o de bonecos, secundados pela música de Rutiel Felipe, A Peleja dos Soca-socas João Cupu e Zé Bacu é divertimento garantido e agradável para toda a família, um resgate de valores culturais e, sobretudo, uma mostra do poder mítico do teatro em corporificar gente, deuses, sentimentos, tradições.

SERVIÇOS
A peleja dos soca-socas João Cupu e Zé Bacu – Espaço Cuíra, dias 01 e 02 de dezembro, às 21h00 e dia 03 de dezembro às 20h00.
Valor do ingresso: R$ 10,00 (meia para estudantes)
Elenco: Sérgio Carvalho, Leandro Ferreira, Áina Rodrigues, Evanildo Mercês e Rosilene Cordeiro
Cenografia: Aldo Paz
Figurino: Aníbal Pacha
Direção musical: Rutiel Felipe
Iluminação: Milton Ayres
Texto: Aílson Braga
Direção: Henrique da Paz
Produção: Monalisa da Paz
Uma realização Grupo Gruta de Teatro

Nenhum comentário: